quinta-feira, 14 de julho de 2011

Entrevista a Rita Silva a Maquilhadora:



Olá! Como estão?
Hoje tenho uma grande surpresa, vão ver uma entrevista que eu fiz com uma maquilhadora a Rita Silva.
- Olá Rita! Como estás?
- Bem, e tu Marta?
- Eu também. Então vamos começar com a nossa entrevista. É muito cansativo o teu trabalho?
- Tem épocas de muito trabalho e outras de menos.
- Gostas do trabalho que tens?
- Não gosto, amo.
- Porque escolhes-te esta profissão?
- Já gosto de maquilhagem desde pequena e como tenho um namorado fotógrafo, ele começou-me a pedir para maquilhar nas sessões dele, para ajudar comecei a adorar. E depois fiz o meu primeiro curso, quando fiz o segundo soube que queria fazer isto para o resto da minha vida.
- Podes explicar um bocado do teu trabalho?
- Basicamente o meu trabalho consiste em fazer maquilhagens adequadas ao tipo de trabalhos que vou tendo. Imagina numa noiva preciso de saber o que ela deseja para o seu dia se se maquilha ou não para corresponder as suas necessidades, numa sessão fotográfica tento perceber o que o fotógrafo quer e assim sucessivamente .
- As pessoas a quem fazes maquilhagem para as sessões fotográficas são modelos, não são?
- Podem ser modelos ou não. Às vezes as pessoas comuns também querem ter fotos boas para poderem recordar mais tarde.
- E tu achas que eu dava para modelo?
- Como maquilhadora não estou bem apta a responder a essa pergunta o melhor é mesmo mandares fotos tuas para uma agência ou várias e esperar que digam algo .
- E tu fazes só maquilhagem para sessões fotográficas?
- Faço maquilhagem e muito de vez em quando cabelos já fiz uma produção ou outra de moda também.
- Na sessões de fotografias costumas fazer mais maquilhagem para que ocasião?
- Mais maquilhagens de beauty.
- Já te aconteceu alguma coisa caricata com alguma pessoa quando a tiveste que maquilhar?
- Acho que já me aconteceram algumas, a sombra não aderir à pálpebra, as pestanas descolarem coisas do género.
- Qual é a tua cor preferida?
- Preto
- Utilizas muito essa cor nas maquilhagens?
- Preto é mesmo básico na makeup por isso uso sim.
- Quando tens muito trabalho, trabalhas no máximo quantas horas?
- Quando trabalho para a the body shop sim, quando trabalho como freelancer depende das épocas do ano já cheguei a trabalhar 20h seguidas.
- A maquilhagem é uma das coisas que mais amas, certo?
- Sim.
- E por exemplo, um dia corre mal o que tu fazes? Pensas no teu trabalho?
- Se o dia correu mal por causa do trabalho tento não pensar nele, mas se correu por outra coisa, ver vídeos de maquilhagem e produtos anima-me, sim.
- Quando estão a fazer as sessões fotográficas ouvem música?
- Sim. Sempre.
- E qual é a tua preferida?
- Musica?? Ui, muito difícil reduzir a uma por isso, digo-te que agora ando a ouvir muito incubus.
- E nas sessões quem esta a pousar para as fotos, usam sempre a mesma roupa, por exemplo tem um vestido com umas sandálias brilhantes e depois troca por outra coisa?
- Depende, mas normalmente trocam de roupa sim para se fazer vários looks.
- E é da manequim as roupas?
- Se for um particular normalmente sim se for para um catálogo ou campanha, não.
- E nos vídeos és tu que falas?
- Sim. Sou eu, com sotaque bem cerrado do porto (risos).
- Qual é o teu produto de maquilhagem favorito?
- Hummm, difícil essa . Tem de ser apenas um?
- Não
- Ok. Então touche eclat da ysl, baked powder da tbs, vita lumiere da chanel.
- Costumas ter tempo para os teus amigos?
- Sim.
- E para a tua vida pessoal?
- Tenho, acho que tenho bem mais tempo para tudo do que quem trabalha das 9h às 5h. Tenho muita flexibilidade de horários
- No teu dia a dia usas maquilhagem?
- Não. Só uso quando saio à noite, em eventos ou em trabalhos muito específicos.
- Fazes exercício físico?
- Não, agora já começo a mexer-me mais um pouquinho, mas não sou muito de fazer exercício.
- Nunca pensaste escolher outra profissão?
- Pensei em ser advogada, ou polícia judiciária.
- Quando eras mais nova querias o que para o teu futuro? (criança)
- Sempre quis ser feliz, sempre, desde pequena até aos dias de hoje só quero sorrir.
- Quando andavas a estudar distraias-te por causa da maquilhagem?
- A maquilhagem nunca foi uma distracção, muito pelo contrário. Ajudava-me a ter um escape dava-me animo.
- Começaste a andar maquilhada a partir de que idade?
- Comecei a maquilhar-me tinha cerca de 13anos a experimentar gloss e coisas do género, mas só comecei a usar maquilhagem a sério no secundário e mais para o 12º.
- Quem te autorizou?
- A minha prima no natal ia-me dando maquilhagem por isso não foi preciso uma verdadeira autorização.
- Ainda te lembras do dia, mês e ano em que começaste a usar?
- Não, mas sei o ano, 1998.
- E lembras-te qual foi a maquilhagem?
- Não exactamente.
- Tens algum ídolo?
- Na maquilhagem?
- Não é preciso ser na maquilhagem.
- É muito complicada a pergunta, mas tem de ser na makeup Marilyn Monroe, absolutamente divina.
- Qual é a tua comida favorita?
- Bife com batatas fritas, arroz de marisco, camarões, picanha, espargos com alho e quase todas as sobremesas do mundo (especialmente gelado).
- E a tua bebida favorita?
- Coca-cola, sem dúvida.
- Quando eras pequena pegavas na maquilhagem da tua mãe?
- A minha mãe não tinha maquilhagem.
- Compravas maquilhagem, por exemplo da barbie, quando eras pequenina?
- Não, comprava numa loja dos chineses perto do colégio.
- Qual é o teu filme favorito?
- Matrix.
- Normalmente fazem as sessões fotográficas aonde?
- No meu estúdio em conjunto com o fotógrafo João Camilo.
- Tu dizes-te que fazem sessões fotográficas com modelos para marcas. Podes dizer-nos algumas marcas?
- Eu já fiz para cohibas, Miguel Vieira, amiload zareg, Filipa Pinto, say my name, entre outros.
- E qual (quais) é (são) a (s) marca (s) que vos procuram mais?
- Somos mais nós que procuramos as marcas, mandamos CV e portfolio na esperança que nos contratem para fazermos catálogos.
- Onde fica o teu estúdio?
- Na Sé do Porto.
- Já teve que maquilhar alguma pessoa famosa para uma sessão fotográfica?
- Já.
- (Se sim) Qual ou quais?
- A Naíde Gomes (campeã olímpica portuguesa), eu maquilhei na rtp os pivots da informação e vários deputados e comentadores.
- Qual é a sua loja de maquilhagem favorita?
- Gosto muito da the body shop.
- E qual é a sua loja de roupa favorita?
- Neste momento a Primark, tem roupa tendência e barata e é isso que procuro.
- Qual é o seu animal favorito?
- Pantera negra.
- Tem algum animal de estimação? Qual?
- 5 gatinhos ,Quim, Pisca, Márcio Zundap, Cegoway, Black jackie.
- E qual é o teu clube?
- FCP (futebol clube do porto).
- Já deu para perceber que gostas muito de smiles, certo?
- Muito.
- Podes falar um bocado do teu canal do youtube?
- Sim, é um canal para explicar algumas técnicas de maquilhagem, dar dicas profissionais e mostrar tendências
- E do teu blog?
- o meu blog fala sobre a minha ligação com a maquilhagem, sobre o meu trabalho, sobre novos produtos, reviwes, e até a minha vida pessoal.
- Qual é o teu look preferido, de maquilhagem e de roupa?
- Gosto muito de lábios laranja, eyeliner puxado e rosto bem modelado. De roupa, adoro andar de jeans, chinelos e t-shirt!
- Obrigada pela entrevista e além disso és muito simpática.
Pessoal espero que tenham gostado, claro que aqui não meti os smiles se não isto ficava tudo cheio de smiles lol. Espero que tenham gostado.
Link do canal do youtube:
http://www.youtube.com/user/ritasilvamakeup
Link do blog:
http://ritasilvamakeupartist.blogspot.com/
Beijinhos e já sabem o melhor está aqui. Não se esqueçam de vir aqui visitar, comentar e claro que quero ouvir muitos elogios.

2 comentários: